Home
/
/
Seth apoia Vela Sem Limites

Seth apoia Vela Sem Limites

A Seth tem vindo a apoiar vivamente a prática de actividades desportivas que proporcionam a melhoria da qualidade de vida da pessoa portadora de deficiência. Neste âmbito, foi subscrito no dia 21 de Junho de 2005, um protocolo entre o Clube Naval de Cascais, a Câmara Municipal de Cascais e a Cercica (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais), que irá possibilitar às pessoas com deficiência aprenderem e praticarem vela.

O protocolo deu assim vida ao projecto Vela Sem Limites, numa iniciativa do Clube Naval de Cascais, apoiado por inúmeras entidades e parceiros como a Seth – que patrocinou a compra dos três barcos Access, destinados a vela adaptada – e a Câmara Municipal de Cascais – que patrocinou um pontão com grua, concebido para a prática da vela adaptada a partir da rampa do Clube.

O ensino e prática da Vela Adaptada será feito no Access, um barco para duas pessoas, permitindo que os velejadores com deficiência sejam acompanhados por um voluntário com experiência em vela. Posteriormente passam a andar dois velejadores, acompanhados por um treinador num barco a motor. Numa próxima etapa, o Clube Naval de Cascais pretende adquirir barcos simples, permitindo aos velejadores andarem sozinhos e, num futuro próximo poderão vir a abordar a questão da competição, sendo o objectivo final a participação de uma equipa Portuguesa nos Jogos Para-Olímpicos de Pequim em 2008.

Os velejadores são utentes de instituições e lares do concelho de Cascais, e ao chegarem ao Clube Naval de Cascais, serão acompanhados por um técnico especializado.
A prática de vela adaptada, assegura vantagens para os deficientes, no que respeita à terapia. Falamos de aplicações ao nível motor, sensorial (invisuais), psicológico e intelectual.

Para além da vela e dos barquinhos existe muito mais. A vela é o catalisador ideal que une membros da mesma família e comunidade. Integra a deficiência e ajuda os não deficientes a compreenderem a deficiência, inclui os mais idosos, e envolve as crianças num ambiente saudável e natural, actividade ambientalmente amiga que é boa para eles, e para toda a comunidade. Para se manter informado acerca desta modalidade pode ainda consultar o www.cncascais.com.

Ver +

Pesquisar